A chegada da época mais fria do ano não precisa ser sinônimo de aposentar a piscina. Com um sistema de aquecimento bom e completo, a água continua quentinha, agradável e perfeita para excelentes momentos de descanso e diversão.
Atualmente, é possível instalar um sistema de aquecimento com excelente custo-benefício. Por isso, hoje trouxemos alguns tipos de aquecimento para que você possa entender um pouco mais como funciona e conhecer as vantagens de cada um. O aquecimento a gás é o mais indicado para inverno, e os demais são mais adequados à meia-estação.
Aquecimento a gás – ALTO DESEMPENHO!
O aquecimento a gás é bastante utilizado em piscinas térmicas e cobertas. É ótimo no controle da temperatura da água, aquecendo a piscina de forma rápida. Baseados na combustão de gás natural ou gás GLP, os aquecedores a gás são compactos e mais eficientes que as bombas de calor e outros sistemas.
Em suma, trata-se de uma opção prática, leve e muito eficiente, pois não depende do sol ou de outros fatores. Ele funciona como uma espécie de “caldeira”: acionou o botão, aqueceu a piscina.
Quando falamos de custo, em virtude do consumo de gás, temos um parâmetro um pouco mais alto do que as outras soluções de aquecimento. Por outro lado, para quem quer uma piscina aquecida de forma veloz e independente no ápice do inverno, essa é uma excelente opção.
Bomba de calor – Muito conforto!
Imagine o funcionamento de um ar-condicionado. É como se a bomba de calor operasse da maneira inversa. Ela retira o calor de uma fonte renovável - o ar, e transfere para a água da piscina.
O calor retirado do ar é transferido pelo compressor para o condensador, aquecendo assim a água. Trata-se de um aquecimento gradativo, demanda pouca energia e tem baixo custo, sendo perfeito para a meia-estação.
Aquecimento solar – o mais econômico e sustentável!
Esse sistema de aquecimento é formado por um conjunto de placas coletoras que absorvem o calor do sol e aquecem a água. O calor é incorporado pelo coletor solar e transmitido para a água.
Em suma, esse conjunto de placas solares deve ser instalado no telhado, preferencialmente voltado para o norte, a fim de aproveitar bem a radiação do sol. Em contato com os coletores solares, a água passa por um aumento de temperatura e retorna para a piscina já quente.
É simples: a água fria é bombeada ao telhado e volta aquecida para a piscina com certa agilidade. Nesse sistema, é também utilizada uma motobomba para a devida condução da água. O aquecimento solar utiliza energia elétrica somente para a motobomba e pode durar por mais de 20 anos, tendo um custo-benefício alto.
Independentemente de qual for a sua escolha, saiba que a Prolazer está aqui para levar o melhor para a sua piscina em qualquer época do ano! Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!