Uma piscina em casa deve ser sempre sinônimo de relaxamento, momentos compartilhados, família reunida, sorrisos e boas histórias para serem contadas. Quando este instrumento de lazer se transforma em dor de cabeça, algo não está certo e, para evitar incômodos, o melhor caminho é seguir os critérios para uma piscina segura e funcional.
Mas o que uma boa piscina para banho deve ter para ser, de fato, considerada segura e funcional?
Existem vários tipos de piscina, desde as simples às mais modernas e que atendem aos diferentes gostos e orçamentos. Entretanto, há alguns princípios que todas elas devem atender e que não podem ser esquecidos com a proximidade do verão.
O primeiro ponto é: o uso do cloro é indispensável, além de ser um dos mais econômicos métodos de tratamento da água. Trata-se de um poderoso agente desinfetante e oxidante, sendo o único que mantém um residual ativo, capaz de agir na água mesmo quando os equipamentos de filtragem estão desligados.
Os testes de cloro indicam a dosagem desta substância na água. Para que ela esteja apropriada para banho, a medição deve ser realizada de forma periódica para averiguar os seus níveis. O cloro é consumido de forma variável, considerando aspectos como a incidência solar, número de pessoas na piscina, temperatura e sujeira, e, por isso, é tão importante a frequência dos testes.
É válido salientar que somente o tratamento com o cloro não é suficiente para atestar a liberação do uso de uma piscina. Também deve ser testado o PH, índice que determina a acidez da água e que é considerado normal quando está entre 7,2 e 7,6.
Existem também alguns sistemas modernos como o ozônio, a luz ultravioleta e a ionização, que podem ser utilizados como auxiliares ou de forma alternativa ao cloro.
Se você quiser saber mais sobre limpeza e conservação de piscinas, clique aqui e leia este post do nosso blog!
Outro aspecto importante para uma que uma piscina seja realmente confortável é o aquecimento de água, sobretudo em épocas de meia estação como o outono e a primavera. A maioria das pessoas prefere a água em temperatura agradável, e um dos métodos mais econômicos é, sem dúvidas, o Aquecimento Solar.
E quais são as vantagens do Aquecimento Solar?
Econômico
Este tipo de aquecimento tem baixo custo, pois não utiliza energia elétrica.
Sustentável
A fonte é o calor do sol e, portanto, é mínima a liberação de resíduos ao meio ambiente!
Funcional
O sistema é composto por coletores solares – que geralmente são instalados no telhado, orientados para a região norte - bombas para circulação da água e pelos controladores digitais de temperatura.
A água da piscina é bombeada aos coletores solares no telhado e os sensores, presentes tanto nos coletores solares quanto na bomba que transporta a água, acionam o sistema quando detectam que há mais calor nos coletores do que na própria água. O sistema desliga automaticamente quando a temperatura ideal é atingida. Ressaltamos, entretanto, que é necessária área mínima e proporcional ao tamanho da piscina para que o sistema fique adequado e atenda os seus objetivos.
A equipe da Prolazer tem imensa satisfação em levar de forma eficiente a solução do aquecimento solar para tantas casas, condomínios e famílias, permitindo que o momento de diversão seja vivido com mais conforto.
Então basta fazer o tratamento correto da água e optar pelo aquecimento solar para ter uma piscina confortável?
Não! Uma piscina apta para uso o seguro e confortável engloba mais detalhes e cuidados que devem seguir as instruções dos fabricantes dos produtos químicos e dos equipamentos. Em nosso site, você encontra muitos conteúdos para esclarecer suas dúvidas!
No mais, relaxe, prepare o cardápio do fim de semana, chame a família para aproveitar o dia e separe as boias das crianças. Da sua piscina, deixe que a gente cuida, combinado?
Para ler mais conteúdos sobre revestimentos, equipamentos e tudo sobre piscinas, clique aqui!
Para entrar em contato conosco por um de nossos canais atendimento, basta clicar aqui!