Em um dos últimos blogposts, nos referimos à reforma e construção de piscinas, indicamos que é essencial olhar para a estrutura e as adaptações a serem realizadas tanto interna quanto externamente no caso de reformas.
O tema deste blogpost é um ponto essencial para todas as piscinas: a manutenção dos equipamentos. Afinal, são eles os grandes responsáveis pelas piscinas estarem aptas para banho quando precisamos.
E afinal, quais equipamentos uma piscina contempla?
De início ressaltamos que pode variar de acordo com cada projeto, pois eles possuem suas particularidades. De uma forma geral, separamos abaixo em 2 categorias. São elas: equipamentos obrigatórios e opcionais
Clique aqui e confira a nossa seleção de filtros e bombas para piscinas (colocar hiperlink)
Equipamentos opcionais
- Iluminação com led;
- Hidromassagem;
- Aquecedor (solar ou bomba a gás);
- Cascata.
Os opcionais são destinados ao conforto, segurança e estética e é o que deixa a piscina mais agradável e personalizada.
Uma questão muito importante em todos os projetos de piscina é a observância das normas da ABNT, que regem o projeto e a instalação de piscinas e determinam o que precisa e o que pode ter. De modo geral, são imprescindíveis o sistema de recirculação e filtragem para tratamento da água, composto por bomba, filtro, tubulações e dispositivos de retorno e sucção, além do quadro de comando elétrico. Tudo de acordo com a normas brasileiras NBR 10339 e NBR 5410. Dependendo da finalidade da piscina e das leis do Estado onde será instalada, há regras específicas. Por exemplo: piscinas coletivas em Porto Alegre precisam ter, entre outros, botão de emergência. Um requisito diferente das piscinas coletivas em outros Estados como SP, RJ e MG, onde há exigência pode ser diferente.
Quando realizar a manutenção dos equipamentos?
Já adiantamos que não, não é somente na hora que apresentar problemas! É muito comum as pessoas realizarem a manutenção dos equipamentos somente quando apresentam problemas.... afinal, por que fazer antes, né?
O que muitos não sabem é que a manutenção preventiva a cada 6 meses, pelo menos, pode evitar problemas maiores logo a frente. Por exemplo: é muito indicado revisar o aquecimento e sistema de iluminação ao final do inverno, para garantir qu na temporada mais intensa de banho, tudo esteja funcionando.
Ressaltamos, ainda, que a falta de manutenção destes equipamentos, principalmente ao longo do ano quando a piscina fica “esquecida”, tende a afetar o seu uso exatamente quando vamos prepará-la para o verão. Por isso, voltamos a reforçar a importância da prevenção, assim como a contratação de empresas qualificadas para estas demandas.
Agora que você já sabe quando e como realizar a manutenção dos equipamentos, se ainda ficou com alguma dúvida, clique aqui e fale direto com a nossa equipe (adicionar hiperlink) para que eles possam ajudar você nesse processo.