PROLAZER

Prolazer Blog

Piscina com aquecimento solar ou bomba de calor?

Com um número cada vez maior de adeptos de uma água quentinha e confortável para o mergulho, se faz necessário explicar as diferenças das duas formas mais econômicas de aquecimento da água de piscinas: aquecimento solar e bomba de calor.

Aquecimento Solar
Solar é, sem dúvida, o meio de aquecimento mais econômico disponível no mercado. Este sistema de aquecimento, além de econômico, é sustentável e muito eficaz. No entanto, os coletores e componentes precisam ser instalados da maneira correta, caso contrário, não será funcional.

A parte econômica do Aquecimento Solar dá-se, principalmente, pelo seu baixíssimo índice de manutenção. E se faz sustentável por utilizar, de fato, o calor do sol sem a liberação de quaisquer resíduos ao meio ambiente.

Como funciona

A água da piscina é bombeada até as placas solares no telhado, onde se encontram os sensores de temperatura, que também estão presentes na bomba que transporta a água. Estes acionam o sistema sempre que apontarem que há mais calor nos coletores do que na própria água. Logo, quando a temperatura selecionada é atingida o sistema desliga automaticamente.

 

 

O sistema de aquecimento solar

É composto por coletores solares, bombas para transporte da água e claro, controladores digitais de temperatura. Abaixo citamos algumas características de cada item:

  • A bomba pode ser a mesma da filtragem ou bomba exclusiva do aquecimento;
  • Coletores solares, conforme disponibilidade do telhado e tamanho da piscina, eles devem estar direcionados para o norte;
  • Controlador digital de temperatura com os sensores para medir a temperatura do telhado e da piscina. Nele são exibidas as temperaturas e é definido a regulagem e o acionamento.

 

Para a instalação correta do sistema de aquecimento solar:

  1. É necessário ter uma área disponível para a montagem das baterias de coleta de energia solar: comumente são instaladas nos telhados das casas e dos condomínios
  2. Instalar de uma forma que os painéis fiquem virados para o norte. Senão for possível, tentamos para o leste ou oeste, mas estes requerem mais painéis instalados. Não recomendamos a instalação de painéis voltados para o sul.
  3. Execução correta da instalação com a qualidade e o conhecimento que só a equipe da Prolazer tem.

Os pontos fortes do Aquecimento Solar

  • É muito econômico
  • É sustentável
  • Requer pouca manutenção

Os pontos fracos do Aquecimento Solar

  • Requer um espaço adequado para instalação dos painéis coletores
  • Temperatura pode não estar quente suficiente durante o inverno rigoroso do sul do Brasil


Bomba de Calor

Este é outro sistema bem econômico para o aquecimento da água das piscinas. A bomba de calor funciona com energia elétrica, mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não consome muita energia, já que esta eletricidade é usada apenas para empurrar o fluído refrigerante para o condensador.

Como funciona a Bomba de Calor

A Bomba de Calor funciona bem semelhante a um ar-condicionado. As da Nautilus, por exemplo, consistem basicamente em retirar o calor do ar e transferi-lo ao fluído refrigerante, com o auxílio de um moto-ventilador e evaporador. Nesse caso, o calor é retirado do ar e transferido para o fluido refrigerante que percorre a tubulação do evaporador. Por fim, esse fluido passa então pelo compressor e, em seguida, pelo condensador, onde o calor é transferido para a água. 

Clique aqui e veja as bombas de calor da Nautilus que temos em nossa loja! (adicionar hiperlink)

Para a instalação correta do sistema de bomba de calor:

  1. Cuidar a diferença de nível  entre a piscina e o aquecedor. É importante colocar mais de um andar acima ou abaixo, pois pode requerer adaptações no sistema devido a diferença de pressão.
  2. Toda a instalação deve estar em conformidade com as normas técnicas da ABNT e manual do fabricante. A equipe da Prolazer Piscinas está sempre disponível para responder dúvidas e solicitações nesse sentido e garantir o padrão de qualidade e bom funcionamento. Clique aqui para falar com nossa equipe (adicionar hipelink)

Os pontos fortes da bomba de calor

  • É ideal para piscinas externas
  • Possui autonomia de funcionamento
  • Não depende da energia solar e do clima

Os pontos fracos da bomba de calor

  • No rigor do inverno gaúcho também não é indicado, para os meses mais frios aquecedores com mais consumo de energia e rendimento são indicados os a gás.
  • É necessário verificar se há desnível da água com o equipamento, ou seja, analisar a questão do espaço em que será instalado o equipamento e o caminho a ser percorrido pela tubulação. Lembrando que há uma troca de água fria para água quente.

 

Tanto o Aquecimento Solar quanto a Bomba de Calor são recomendadas para quem quer aquecer a piscina de maneira econômica e eficiente. No entanto, é necessário descobrir qual é o sistema ideal para a sua residência ou projeto. A Prolazer Piscinas tem uma equipe altamente qualificada para te ajudar, desde o planejamento até à instalação do seu sistema de aquecimento.

Compartilhar post