Com um número cada vez maior de adeptos de uma água quentinha e confortável para o mergulho, se faz necessário explicar as diferenças das duas formas mais econômicas de aquecimento da água de piscinas: aquecimento solar e bomba de calor.
Aquecimento Solar
Solar é, sem dúvida, o meio de aquecimento mais econômico disponível no mercado. Este sistema de aquecimento, além de econômico, é sustentável e muito eficaz. No entanto, os coletores e componentes precisam ser instalados da maneira correta, caso contrário, não será funcional.
A parte econômica do Aquecimento Solar dá-se, principalmente, pelo seu baixíssimo índice de manutenção. E se faz sustentável por utilizar, de fato, o calor do sol sem a liberação de quaisquer resíduos ao meio ambiente.
Como funciona
A água da piscina é bombeada até as placas solares no telhado, onde se encontram os sensores de temperatura, que também estão presentes na bomba que transporta a água. Estes acionam o sistema sempre que apontarem que há mais calor nos coletores do que na própria água. Logo, quando a temperatura selecionada é atingida o sistema desliga automaticamente.
O sistema de aquecimento solar
É composto por coletores solares, bombas para transporte da água e claro, controladores digitais de temperatura. Abaixo citamos algumas características de cada item:
Para a instalação correta do sistema de aquecimento solar:
Os pontos fortes do Aquecimento Solar
Os pontos fracos do Aquecimento Solar
Bomba de Calor
Este é outro sistema bem econômico para o aquecimento da água das piscinas. A bomba de calor funciona com energia elétrica, mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não consome muita energia, já que esta eletricidade é usada apenas para empurrar o fluído refrigerante para o condensador.
Como funciona a Bomba de Calor
A Bomba de Calor funciona bem semelhante a um ar-condicionado. As da Nautilus, por exemplo, consistem basicamente em retirar o calor do ar e transferi-lo ao fluído refrigerante, com o auxílio de um moto-ventilador e evaporador. Nesse caso, o calor é retirado do ar e transferido para o fluido refrigerante que percorre a tubulação do evaporador. Por fim, esse fluido passa então pelo compressor e, em seguida, pelo condensador, onde o calor é transferido para a água.
Clique aqui e veja as bombas de calor da Nautilus que temos em nossa loja! (adicionar hiperlink)
Para a instalação correta do sistema de bomba de calor:
Os pontos fortes da bomba de calor
Os pontos fracos da bomba de calor
Tanto o Aquecimento Solar quanto a Bomba de Calor são recomendadas para quem quer aquecer a piscina de maneira econômica e eficiente. No entanto, é necessário descobrir qual é o sistema ideal para a sua residência ou projeto. A Prolazer Piscinas tem uma equipe altamente qualificada para te ajudar, desde o planejamento até à instalação do seu sistema de aquecimento.