Quer que sua piscina funcione plenamente e não acabe gerando problemas crônicos oriundos de defeitos na instalação?
Então antes de aprovar uma proposta e assinar o contrato, conheça pontos importantes que asseguram a boa implementação de seu projeto.
Quando os sistemas hidráulicos e elétricos de uma piscina não estão dimensionados ou instalados adequadamente, põe-se em risco a segurança dos banhistas e operadores. Isto também pode prejudicar o tratamento d’água e diminuir a vida útil dos equipamentos. Uma má instalação, ou instalação fora de norma, ainda pode afetar negativamente o fornecimento de garantia na relação entre fabricante dos equipamentos e o dono da piscina.
A normas NBR 10339 e NBR 5410 ordenam parâmetros para instalações hidráulicas e elétricas: “a fim de garantir a segurança de pessoas e (…) o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens”, citando o próprio enunciado ABNT. Contudo, também é necessário o conhecimento técnico para garantir que os resultados atinjam o que determina a norma.
Siga essas dicas:
Há quanto tempo a empresa que você vai contratar atua no mercado? Procure referências, fale com clientes dessa empresa e sempre que possível, vá até o local e conheça a sede da empresa.
Certifique-se de que a empresa tem os melhores fornecedores e equipe capacitada, treinada e experiente em instalações de piscina. Conheça trabalhos realizados.
O corpo técnico trabalha integralmente para a empresa? Ou são terceirizados? Contratar empresa que tenha equipe própria é favorável, principalmente se você precisar da garantia.
Conhecer um pouco mais sobre o assunto vai lhe lhe dar a certeza de que sua obra chegará ao final como você espera.
Por: Fagner Silveira, com colaboração de Márcio F. Martins